Sábado, Janeiro 18, 2025
spot_img
InícioDESTAQUESAtaque aéreo de Israel na Faixa de Gaza mata cinco jornalistas da...

Ataque aéreo de Israel na Faixa de Gaza mata cinco jornalistas da Al Quds Today

spot_img

Emissora Al Quds Today lamenta as mortes e reafirma compromisso com sua missão

Um ataque aéreo israelense atingiu um veículo de transmissão da emissora Al Quds Today, na Faixa de Gaza, na noite de quarta-feira (25). O incidente ocorreu no campo de refugiados de Nuseirat e resultou na morte de cinco jornalistas, de acordo com a mídia palestina.

Os profissionais mortos foram identificados como Faisal Abu Al Qumsan, Ayman Al Jadi, Ibrahim Al Sheikh Khalil, Fadi Hassouna e Mohammed Al Lada’a. Em comunicado, a emissora lamentou as mortes, chamando os colaboradores de “mártires” que morreram “no cumprimento do seu dever jornalístico e humanitário”. A Al Quds Today também reforçou sua missão como “meio de resistência”.

Posição do Exército Israelense
A força aérea israelense afirmou que o ataque foi “preciso” e direcionado a uma suposta “célula terrorista” da Jihad Islâmica presente no veículo. “Diversas medidas foram tomadas para mitigar riscos a civis, incluindo o uso de munições precisas, vigilância aérea e inteligência adicional”, informou o exército.

O veículo estava identificado com a palavra “PRESS” em letras vermelhas e foi bombardeado nas proximidades do Hospital Al Awda. Em outubro, o exército israelense reiterou que não realiza ataques deliberados contra jornalistas, mas considera alvos legítimos membros de “grupos armados organizados” ou pessoas que participam de conflitos.

Impacto nos profissionais de imprensa
Desde o início do conflito em Gaza, em 7 de outubro de 2023, o Sindicato dos Jornalistas Palestinos relatou mais de 190 jornalistas mortos e pelo menos 400 feridos. Organizações internacionais de imprensa continuam a exigir proteção para profissionais presentes em zonas de conflito.

O ataque reacendeu debates sobre segurança de jornalistas em áreas de guerra, com apelos de entidades globais por maior proteção e responsabilização em casos de violência contra a imprensa.

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img