A Advocacia-Geral da União (AGU) agendou uma audiência pública para discutir alterações nas políticas da Meta, com foco na moderação de conteúdo e no combate a condutas de ódio na internet. A reunião está marcado para a próxima quarta-feira (22), e ocorrerá no auditório da Escola Superior da AGU, em Brasília, das 14h às 18h, com representantes de diferentes setores da sociedade.
O principal intuito da audiência é reunir opiniões e sugestões de diversos segmentos, incluindo a sociedade civil, a academia e instituições, sobre as propostas de mudança na moderação de conteúdo da Meta. Entre os tópicos a serem abordados estão o discurso de ódio nas plataformas digitais, o efeito das novas diretrizes sobre grupos vulneráveis e a viabilidade do jornalismo profissional.
“O objetivo da audiência é colher subsídios e contribuições da sociedade civil, comunidade acadêmica, plataformas digitais, agências de checagem e instituições públicas e privadas sobre a temática, especialmente no que diz respeito às mudanças anunciadas pela plataforma digital Meta em sua política de moderação de conteúdo”, declarou a AGU.
Recentemente, o dono da empresa responsável pelo Facebook, Instagram e Threads, Mark Zuckerberg, anunciou uma série de mudanças que incluem o fim da verificação independente de fatos e da revisão das normas relacionadas ao discurso de ódio. Além disso, haverá um retorno das recomendações para publicações de natureza política, o que pode impactar a forma como as informações são disseminadas nas redes sociais.
A audiência pública representa uma oportunidade para que diferentes vozes se manifestem sobre as diretrizes que moldam o ambiente digital, especialmente em um momento em que as redes sociais desempenham um papel crucial na comunicação e na formação de opinião. A AGU espera que as discussões contribuam para um entendimento mais amplo sobre os desafios e as responsabilidades das plataformas online.
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Publicado por Carol Santos
Fonte: Jovem Pan News
Comentários