Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

TikTok remove vídeo falso com deepfake de Haddad após notificação da AGU

21/01/2025 às 22:43
3 min de leitura
Haddad

Anuncie Aqui

O TikTok tomou a decisão de remover um vídeo que utilizava inteligência artificial para criar uma simulação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. O conteúdo, que continha declarações falsas sobre a “taxação de pobres” e “impostos sobre cachorrinhos de estimação”, foi retirado da plataforma após uma notificação da Advocacia-Geral da União (AGU). A AGU argumentou que o vídeo era uma forma de desinformação, com o objetivo de enganar a população. A utilização de tecnologia de deepfake para adulterar as falas de Haddad foi considerada uma violação grave, uma vez que o conteúdo distorcido poderia gerar confusão entre os cidadãos.

Além de classificar o material como um “evidente abuso de direito”, a AGU ressaltou que o vídeo infringia o direito à informação, um princípio assegurado pela Constituição brasileira. A remoção do vídeo reflete a preocupação das autoridades com a disseminação de informações falsas nas redes sociais. A Polícia Federal também está avaliando a possibilidade de abrir um inquérito para investigar quem está por trás da criação e divulgação do vídeo manipulado.

Publicado por Sarah Paula

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias