Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

Justiça suspende lei que muda o nome Guarda Municipal para Polícia Municipal em São Bernardo do Campo

17/03/2025 às 17:54
3 min de leitura
Guarda Civil

Anuncie Aqui

Nesta segunda-feira (17), a Justiça de São Paulo decidiu suspender a lei que mudou o nome Guarda Civil Municipal para Polícia Municipal em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista. A decisão liminar, que permanecerá em vigor até o julgamento final da ação, foi proferida pelo desembargador Álvaro Torres Júnior. De acordo com ele, “o município não pode alterar a denominação da guarda municipal”. Álvaro ainda cita como exemplo o fato do estado não poder alterar a “expressão ‘Corpo de Bombeiros’ por outra reputada mais conveniente”.

O relator solicitou que o presidente da Câmara Municipal forneça informações sobre a lei em até 30 dias. A mudança no nome da Guarda Municipal foi aprovada por unanimidade pela Câmara e sancionada pelo prefeito Marcelo Lima (Podemos) em 6 de março.

Desde 2019, 14 municípios já tiveram suas leis semelhantes revogadas: Artur Nogueira, Itu, Salto, Santa Bárbara d’Oeste, São Bernardo do Campo, Amparo, Cruzeiro, Holambra, Pitangueiras, Jaguariúna, Vinhedo, Cosmópolis, São Sebastião e Itaquaquecetuba. Em São Paulo, há uma ação que ainda precisa ser julgada.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Publicado por Nátaly Tenório 

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias