Sem votações relevantes no plenário, comissões avançam em temas como trabalho escravo, educação e reforma tributária
Embora o Congresso Nacional não tenha votações de grande impacto previstas para esta semana, os líderes partidários estão aproveitando o momento para organizar a pauta de curto prazo. Na Câmara dos Deputados, encontros entre líderes devem definir as matérias que irão à votação no plenário nos próximos dias. Enquanto isso, os colegiados temáticos seguem discutindo uma variedade de assuntos importantes.
Na terça-feira (12), a Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial debaterá a situação do trabalho escravo na região sul de Minas Gerais. Já a Comissão de Educação vai analisar formas de melhorar o atendimento aos alunos com alto desempenho nas escolas públicas.
Na quarta-feira (14), a Comissão de Desenvolvimento Econômico abordará o marco legal para a criação de pássaros no Brasil, tema que envolve tanto questões ambientais quanto econômicas. No Senado, as deliberações também não devem avançar significativamente, já que o presidente da Casa, Davi Alcolumbre, está em viagem pela Ásia junto com o presidente Lula, e retorna apenas na quarta.
Entre os destaques no Senado está a retomada da discussão sobre o novo marco do licenciamento ambiental, tema que gera polêmica e divide opiniões. Ainda na quarta-feira, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado realizará a primeira audiência pública sobre o projeto que dá continuidade à reforma tributária, com foco na criação do Comitê Gestor do novo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que unificará o ICMS e o ISS.




Comentários