Portugal pretende reconhecer oficialmente neste domingo (21) o Estado da Palestina, apesar da forte pressão dos Estados Unidos e de Israel, a poucas horas do início, na segunda-feira (22), da Assembleia Geral da ONU. Nos últimos meses, muitos países tradicionalmente próximos a Israel deram o passo simbólico, à medida que o Exército israelense intensificava a ofensiva na Faixa de Gaza, desencadeada pelo ataque sem precedentes do grupo terrorista Hamas em 2023 contra o território israelense.
Vários países confirmarão o reconhecimento formal do Estado da Palestina na segunda-feira, durante uma reunião de cúpula na ONU copresidida pela França e pela Arábia Saudita, que abordará o futuro da solução de dois Estados. O Reino Unido, aliado histórico de Israel, fará o anúncio neste domingo, segundo a imprensa britânica.
O Ministério das Relações Exteriores de Portugal confirmou na sexta-feira (19) que o país “reconhecerá o Estado da Palestina” neste domingo. Em julho, o governo de Lisboa anunciou a medida levando em consideração, entre outros fatores, “a evolução extremamente preocupante do conflito, tanto no plano humanitário como pelas reiteradas referências a uma possível anexação de territórios palestinos”.
*Com informações da AFP
Publicado por Nícolas Robert
Fonte: Jovem Pan News




Comentários