Brasileiros detidos em navio rumo a Gaza aguardam visita consular

Deputados do PT e do PSOL se encontram com Mauro Vieira, ministro de Relações Internacionais

Deputados do PT e do PSOL se reuniram nesta quinta-feira (2) com o chanceler Mauro Vieira para tratar da situação dos brasileiros detidos por Israel durante a interceptação da flotilha que seguia em direção à Faixa de Gaza. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o Consulado Brasileiro fará nesta sexta-feira (3), pela manhã, a primeira visita consular ao grupo. O procedimento vai acontecer antes de uma audiência que deve dar início ao processo de deportação.

No total, 17 pessoas foram detidas, entre elas a deputada federal Luizianne Lins, do PT do Ceará. Dois brasileiros seguem desaparecidos. Um dos detidos é argentino, mas vive no Brasil. Parlamentares afirmam que os presos estão incomunicáveis e sendo interrogados sem acesso a advogados ou representantes consulares, o que configuraria violação de direitos humanos.

O diplomata da Palestina acrescentou à Jovem Pan que os ativistas foram interceptados em águas internacionais, o que caracterizaria sequestro. A deputada Jandira Feghali defendeu que o Brasil suspenda imediatamente relações comerciais com Israel, mas ressaltou que essa é uma decisão do governo federal. Já a deputada Érika Kokay demonstrou preocupação com a falta de informações sobre dois brasileiros não localizados.

Em nota oficial, o Itamaraty afirmou acompanhar a situação “com preocupação”, condenou a ação militar israelense e reforçou que a integridade física dos brasileiros detidos é responsabilidade do governo de Israel.

O presidente da Câmara, Hugo Motta, também se manifestou ontem à noite. Ele pediu apoio do Itamaraty e exigiu que as prerrogativas parlamentares de Luizianne Lins sejam respeitadas.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários