O último barco da Flotilha Global Sumud que navegava no mar Mediterrâneo com destino à Faixa de Gaza, o Marinette, foi interceptado por Israel nesta sexta-feira (3), confirmou a organização.
Desde a noite de quarta-feira (1º), Israel interceptou mais de 40 barcos e deteve um total de 473 tripulantes, que foram transferidos para a prisão de Saharonim, no deserto de Negev, no sul do país. O Marinette, de bandeira polonesa, com seis tripulantes, ficou para trás do restante da missão devido a uma pane e, portanto, não foi interceptado entre quarta e quinta-feira (2) na operação das Forças de Defesa de Israel contra a flotilha em águas internacionais.
As imagens do barco transmitidas ao vivo mostram a aproximação de uma embarcação militar e a abordagem israelense por volta das 10h29 no horário local (4h29 em Brasília), a cerca de 42,5 milhas náuticas da costa de Gaza.
O comitê da flotilha denunciou a interceptação ilegal de um total de 42 barcos da missão que transportavam ajuda humanitária e voluntários para “romper o cerco ilegal de Israel a Gaza”. “Nossa determinação de enfrentar as atrocidades de Israel e apoiar o povo palestino permanece inabalável”, declarou a expedição marítima após a operação.
A Flotilha Global Sumud, composta por dezenas de barcos de Espanha, Tunísia, Itália e Grécia, foi a maior missão humanitária já organizada, com centenas de voluntários de mais de 40 nacionalidades.
Outra missão, a Flotilla da Liberdade, continua sua jornada para Gaza e navegava com nove barcos nesta sexta-feira perto da ilha de Creta, de acordo com sua página de rastreamento.
*Com informações da EFE
Publicado por Nícolas Robert
Fonte: Jovem Pan News




Comentários