Israel continua sua ofensiva em Gaza apesar do pedido de Trump e familiares de reféns para cessar ataques
Anuncie Aqui
Apesar de mais cedo afirmar que iria “avançar os preparativos” para a primeira fase do plano de Donald Trump, Israel anunciou neste sábado(4) que continua suas operações na Cidade de Gaza e alertou aos deslocados para não retornarem.
O Hamas afirmou na sexta-feira (3) que está disposto a libertar os reféns de Gaza, no contexto da proposta de cessar-fogo do presidente americano, Donald Trump, e neste sábado disse que está pronto para negociar os últimos detalhes.
Trump afirmou que acredita que o movimento está pronto para ‘uma paz duradoura’ e fez um apelo a Israel para ‘cessar imediatamente o bombardeio de Gaza’ para que os reféns sejam libertados com segurança e rapidez.
Mas as bombas continuaram atingindo Gaza e o porta-voz da Defesa Civil do território, Mahmud Basal, relatou que “foi uma noite muito violenta, durante a qual o exército israelense realizou dezenas de ataques aéreos e disparos de artilharia contra a Cidade de Gaza e outras áreas da Faixa, apesar do apelo do presidente” americano.
O Fórum de Famílias de Reféns e Desaparecidos pediu neste sábado ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu que “inicie imediatamente negociações” para implementar o plano e declarou que é “essencial” pôr fim à guerra imediatamente.
O plano de Trump, que Netanyahu disse apoiar, contempla um cessar-fogo, a libertação dos reféns israelenses em 72 horas, o desarmamento do Hamas e a retirada gradual do exército israelense da Faixa de Gaza, após quase dois anos de conflito.
Hamas declarou na sexta-feira que aprova a libertação de todos os reféns, tanto os sequestrados que ainda estão vivos quanto os que morreram em cativeiro desde o ataque de 7 de outubro de 2023. Mas pediu “negociações” sobre os detalhes e neste sábado afirmou que está disposto a iniciar imediatamente o diálogo “para finalizar todas as questões”.
O gabinete de Netanyahu afirmou que “à luz da resposta do Hamas, Israel está se preparando para a implementação imediata da primeira fase do plano de Trump para a libertação de todos os reféns”.
*Com informações da AFP
Publicado por Nátaly Tenório
Fonte: Jovem Pan News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários