Israel reabriu nesta segunda-feira (20) a passagem de Kerem Shalom para a Faixa de Gaza, no sudeste do país, bem como outras passagens para o acesso humanitário, informou à Agência EFE o COGAT, órgão militar israelense que administra os assuntos civis nos territórios palestinos ocupados. “Seguindo uma diretriz do escalão político, a passagem de Rafah permanecerá fechada para o movimento de pessoas até novo aviso”, diz a declaração da organização, que não mencionou quando a ajuda poderá entrar por essa junção entre Gaza e Egito.
Israel fechou todos os pontos de acesso a Gaza no domingo (19), segundo a organização, em retaliação a um suposto ataque do Hamas no sul do enclave. As Forças de Defesa de Israel também bombardearam o sul e o centro da Faixa de Gaza, matando cerca de 45 pessoas, segundo confirmou o serviço de saúde de Gaza à EFE.
De acordo com a imprensa israelense, o governo decidiu interromper o acesso a Gaza de produtos básicos, como alimentos, remédios e combustível, por sugestão do chefe do Estado-Maior, Eyal Zamir, que acusou os islâmicos de violação do acordo de cessar-fogo.
O acordo anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, estipulou a entrada imediata de ajuda humanitária, cujo acesso ao enclave – que sofreu com a fome – aumentou desde o início da trégua, mas continua muito aquém das necessidades de seus 2,1 milhões de habitantes.
*Com informações da EFE
Publicado por Nícolas Robert
Fonte: Jovem Pan News




Comentários