Seape pede avaliação médica para ver se Bolsonaro pode ficar preso em regime fechado

O ex-presidente Jair Bolsonaro fez uma aparição de cerca de 20 minutos na manhã desta quinta- feira, 11 de setembro de 2025, em frente à casa onde ele cumpre prisão domiciliar, em Brasí­lia

A Secretaria de Administração Penitenciária do DF solicitou formalmente ao ministro Alexandre de Moraes um exame especializado no ex-presidente. O objetivo, com efeito, é se antecipar a uma eventual ordem de prisão, garantindo a assistência médica adequada à sua condição de saúde.

A Seape-DF (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Distrito Federal) solicitou formalmente ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a realização de uma avaliação médica especializada no ex-presidente Jair Bolsonaro. O objetivo é determinar se seu estado de saúde é compatível com a estrutura de assistência médica e nutricional oferecida nas prisões da capital federal.

O pedido, oficializado nesta segunda-feira (3), foi motivado pela proximidade do julgamento dos recursos da Ação Penal nº 2668. A decisão pode resultar na reclusão de um ou mais réus no sistema penitenciário do DF. A secretaria, com efeito, busca se antecipar a uma eventual ordem de prisão.

No ofício enviado a Moraes, a Seape destaca que o ex-presidente possui um histórico de cirurgias na região abdominal. Além disso, o documento relata um episódio ocorrido em 16 de setembro, quando foi necessária uma escolta de emergência para levar Bolsonaro ao Hospital DF Star, onde ele permaneceu internado durante a noite.

A secretaria também informou que, em outras ocasiões, avaliações médicas foram realizadas no próprio local de prisão domiciliar do ex-presidente para evitar deslocamentos emergenciais.

Comentários