Trump anuncia apreensão de petroleiro venezuelano e Maduro denuncia ‘pirataria’

Captura de tela de um vídeo postado pela Procuradora-Geral dos EUA, Pam Bondi, mostra a execução de 'um mandado de apreensão de um petroleiro usado para transportar petróleo sancionado da Venezuela e do Irã'

O presidente dos EUA classificou a operação como um “roubo descarado” e um “ato de pirataria internacional”. Trump afirmou, por sua vez, que os dias de Maduro estão “contados”.

O presidente Donald Trump apertou o cerco contra a Venezuela nesta quarta-feira (10). Ele apreendeu um navio-petroleiro sancionado, utilizado por Caracas e Teerã. O governo de Nicolás Maduro classificou a operação de “roubo descarado”. “Acabamos de apreender um petroleiro na costa da Venezuela, um grande petroleiro, o maior já apreendido, na verdade”, disse Trump a jornalistas na Casa Branca.

A procuradora-geral dos Estados Unidos, Pam Bondi, detalhou que o navio-tanque era utilizado para transportar petróleo. A publicação dela está acompanhada de um vídeo no qual é possível ver militares descendo de helicópteros e abordando o navio em alto-mar. Trump acrescentou: “Assumo que ficaremos com o petróleo”.

Maduro e a Tensão Regional

O governo venezuelano nega as acusações dos EUA. O país sul-americano acusa os EUA de buscarem derrubar Maduro e obter o petróleo da Venezuela. Enquanto Trump anunciava a apreensão, Maduro participava de um ato diante de uma multidão de apoiadores em Caracas. “Da Venezuela pedimos e exigimos o fim do intervencionismo ilegal e brutal do governo dos Estados Unidos”, declarou o líder chavista.

O presidente colombiano Gustavo Petro “vai se meter em grandes problemas se não ficar esperto”, declarou Trump. “A Colômbia está produzindo um monte de drogas”, afirmou.

O anúncio desafiador de Trump ocorreu depois de a filha da principal opositora venezuelana, María Corina Machado, receber em Oslo o Prêmio Nobel da Paz. A opositora chegou a Oslo um dia depois, e a Casa Branca afirmou que “não seria do meu agrado que ela fosse detida”.

Comentários