Pelo menos 14 pessoas ficaram feridas nesta sexta-feira (16) em um ataque com arma branca em uma fábrica no centro do Japão, durante o qual um líquido não identificado também foi atirado em direção às vítimas.
“Quatorze pessoas foram levadas pelos serviços de emergência”, declarou à AFP Tomoharu Sugiyama, comandante do departamento de bombeiros da cidade de Mishima, na região de Shizuoka.
Segundo ele, por volta das 16h30 (4h30 de Brasília), os serviços de emergência receberam uma ligação de uma fábrica de borracha próxima com a denúncia de que “cinco ou seis pessoas haviam sido esfaqueadas por alguém” e que também havia sido utilizado um “líquido em aerossol”.
A imprensa japonesa informou que a polícia prendeu um homem sob suspeita de tentativa de assassinato. O jornal Asahi Shimbun, citando fontes da investigação, acrescentou que o homem, com cerca de 30 anos, tinha ligação com a fábrica. Segundo o jornal e outros meios, ele usava o que parecia ser uma máscara de gás. O Asahi também informou que aparentemente portava uma faca.
A gravidade dos ferimentos é desconhecida, embora a NHK tenha indicado que todas as vítimas permaneciam conscientes. Sugiyama disse que pelo menos seis das 14 vítimas foram levadas ao hospital em ambulâncias.
A fábrica de Mishima é operada pela Yokohama Rubber Co., cujo negócio inclui a fabricação de pneus para caminhões e ônibus, segundo o site corporativo.
Crimes violentos são relativamente raros no Japão, que tem uma baixa taxa de homicídios e algumas das leis de armas mais rígidas do mundo. No entanto, ocasionalmente ocorrem ataques com facas e disparos, como no caso do assassinato do ex-primeiro-ministro Shinzo Abe em 2022.
Em outubro, um japonês foi condenado à morte por uma série de tiros e esfaqueamentos que mataram quatro pessoas, entre elas dois policiais, em 2023.
*Com informações da AFP
Publicado por Nícolas Robert
Fonte: Jovem Pan News




Comentários