O Ministério Público da Bahia (MPBA) deu parabéns a Wellington César Lima e Silva, anunciado nesta terça-feira (13) como novo ministro da Justiça e Segurança Pública. O jurista teve uma longa carreira no órgão baiano. “A nomeação reconhece uma trajetória marcada pela sólida formação jurídica, pela larga experiência na administração pública e pelo compromisso com a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e das instituições republicanas”, escreveu a entidade em nota.
Sobre a escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o MPBA disse que “a indicação de um jurista baiano para o comando do Ministério da Justiça e Segurança Pública também reafirma a relevância da tradição jurídica da Bahia e a contribuição do Nordeste para o cenário jurídico-institucional brasileiro”.
O órgão também ressaltou a trajetória do novo ministro. “À frente do Ministério Público do Estado da Bahia, onde exerceu por duas vezes o cargo de procurador-geral de Justiça, Wellington César Lima e Silva destacou-se por uma atuação orientada pelo respeito às atribuições constitucionais, pelo diálogo interinstitucional e pelo estímulo à cooperação entre os órgãos dos sistemas de Justiça e Segurança Pública”, disse.
Já sobre a atuação do novo ministro na Secretaria de Assuntos Jurídicos da Presidência da República e como advogado-geral da Petrobras, o MPBA afirmou que as experiências “evidenciam preparo técnico e capacidade de enfrentamento dos desafios inerentes à condução das políticas públicas de justiça e segurança”.
Wellington César Lima e Silva ingressou no Ministério Público da Bahia em 1991, por meio de concurso público. De 2010 a 2014, comandou o órgão após nomeação do senador Jaques Wagner (PT-BA), à época governador do estado baiano. Durante o segundo mandato da ex-presidente Dilma Rousseff, o jurista assumiu o comando o Ministério da Justiça por 11 dias. Ele deixou a pasta depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) determinar que ele escolhesse entre o seu cargo de procurador e o posto no Executivo.
Fonte: Jovem Pan News



Comentários