Netanyahu e Trump se encontram para discutir negociações com o Irã

Primeiro-ministro israelense busca apoio dos EUA para endurecer acordo com Teerã, incluindo restrições a mísseis e apoio a grupos regionais.

trump e netanyahu

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na próxima quarta-feira (11), em Washington.

O objetivo principal do encontro é discutir a situação das negociações com o Irã. Netanyahu defende uma postura mais firme nas negociações.

Segundo comunicado do escritório do premiê israelense, Netanyahu acredita que qualquer acordo com o Irã deve incluir a limitação de mísseis balísticos e o fim do apoio ao “eixo iraniano”.

As declarações de Netanyahu ocorrem após a retomada das negociações entre os Estados Unidos e o Irã em Omã, na última sexta-feira (6). O diálogo se dá em meio a possíveis intervenções militares no país persa, ventiladas por Trump.

O primeiro-ministro israelense já havia solicitado ao enviado especial da Casa Branca para o Oriente Médio, Steve Witkoff, que um acordo com o Irã inclua o fim do programa nuclear, a limitação de mísseis balísticos e o fim do apoio a grupos regionais como Hamas, Hezbollah e os houthis do Iêmen.

Apesar de ambos os países terem qualificado as conversas como “boas”, o ministro iraniano das Relações Exteriores, Abbas Araghchi, reiterou que o Irã não negociará o enriquecimento zero ou a limitação de seu programa de mísseis.

Araghchi afirmou que a questão dos mísseis é puramente defensiva e “não é negociável, nem agora nem no futuro”. O Irã estaria disposto a negociar apenas o nível de enriquecimento.

As negociações ocorrem em um momento delicado para a República Islâmica, que enfrenta uma grave crise econômica, protestos violentos, seca e carência de serviços básicos.

Comentários