Trump e Netanyahu discutem Irã e Gaza em encontro na Casa Branca

Após três horas de reunião, líderes divergem sobre negociações com o Irã. Trump busca acordo, enquanto Netanyahu prioriza segurança de Israel.

Donald Trump e Benjamín Netanyahu, no Parlamento israelense, em Jerusalém

O encontro entre o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, realizado na quarta-feira (11) na Casa Branca, durou cerca de três horas e teve como foco principal as tensões com o Irã e a situação em Gaza.

Netanyahu declarou ter abordado as “necessidades de segurança” de Israel no contexto das negociações. Ambos concordaram em manter a “estreita coordenação e relação” entre os dois países.

Em publicação nas redes sociais, Trump classificou o encontro como “bom”. No entanto, ressaltou que Washington continuará buscando um acordo com Teerã. “Não se tomou nenhuma decisão definitiva. Insisti que as negociações com o Irã continuariam para ver se é possível chegar a um acordo. Enquanto houver possibilidade, essa será a minha preferência”, escreveu Trump.

Antes da reunião, Trump mencionou a possibilidade de enviar um segundo porta-aviões ao Oriente Médio para aumentar a pressão sobre o Irã. O governo dos EUA retomou as negociações sobre o programa nuclear iraniano em Omã na semana passada, mantendo a ameaça militar caso um acordo não seja alcançado.

Comentários