Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

Morre Renato Rabelo, ex-presidente do PCdoB, aos 83 anos

Político baiano, considerado figura chave na história do PCdoB, lutava contra um câncer.

15/02/2026 às 16:49
3 min de leitura
Renato Rabelo

Anuncie Aqui

Morreu neste domingo (15), aos 83 anos, Renato Rabelo, ex-presidente do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). A informação foi confirmada pela legenda, que o considera um dos mais importantes dirigentes de sua história.

Rabelo presidiu o PCdoB entre 2001 e 2015 e, desde 2023, dedicava-se a cuidar da saúde, após ser diagnosticado com câncer. Ele deixa esposa e filhos.

O partido destacou o papel crucial de Rabelo na articulação da Frente Brasil Popular, ao lado de João Amazonas, que lançou a primeira candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à presidência em 1989.

Trajetória Política

Antes de liderar o PCdoB, Rabelo foi vice-presidente nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE) e enfrentou a repressão durante a ditadura militar de 1964. Ele também integrou a Ação Popular (AP), liderando a integração da organização ao PCdoB em 1973.

Durante a Chacina da Lapa em 1976, Rabelo exilou-se na França, retornando ao Brasil com a anistia em 1979. Ao longo de sua trajetória, fortaleceu as relações do PCdoB com países socialistas como China, Vietnã e Cuba.

Após deixar a presidência do PCdoB, assumiu a presidência da Fundação Maurício Grabois em 2016, onde liderou estudos sobre o capitalismo contemporâneo e os desafios do desenvolvimento nacional. Em 2025, foi nomeado presidente de honra da Fundação.

A Fundação Maurício Grabois ressaltou que Renato Rabelo pertence à história por sua resiliência e compromisso com seus princípios, mesmo diante de desafios e transformações.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Mariana Costa

Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.

Ver mais matérias