Segunda-feira, 16 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

Zelensky Alerta Sobre Novos Ataques Russos à Infraestrutura Energética da Ucrânia

Presidente ucraniano pede urgência no envio de defesas aéreas e cobra ação dos aliados para conter ofensiva russa.

16/02/2026 às 22:20
3 min de leitura
O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky discursa durante uma coletiva de imprensa com o presidente dos EUA Donald Trump após conversas na residência de Trump em Mar-a-Lago, Palm Beach, Flórida, em 28 de dezembro de 2025. (Foto de Jim WATSON / AFP)

Anuncie Aqui

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, alertou nesta segunda-feira (16) que a inteligência ucraniana indica que a Rússia está preparando novos ataques massivos à infraestrutura energética do país. Ele enfatizou a necessidade urgente de reforçar a defesa aérea ucraniana e cobrou agilidade dos aliados no fornecimento de mísseis.

“Esses são ataques combinados que requerem proteção especial e suporte correspondente de nossos parceiros. Qualquer atraso no fornecimento de mísseis de defesa aérea, qualquer entrega tardia contribui para aumentar os danos dos ataques”, afirmou Zelensky em sua conta no X (antigo Twitter).

Zelensky ressaltou a importância da Conferência de Segurança de Munique, onde líderes europeus e aliados discutiram a situação na Ucrânia, e pediu que os compromissos assumidos sejam rapidamente implementados. “Tudo o que discutimos em Munique com nossos aliados deve ser implementado rapidamente. É importante que os aliados não fiquem em silêncio”, instou.

O presidente ucraniano criticou a Rússia por rejeitar propostas de cessar-fogo e por continuar os ataques. “Concordamos com todas as propostas realistas dos EUA, começando pela proposta de um cessar-fogo incondicional e de longo prazo. A Rússia rejeita isso e continua os ataques no front, e ataca nossas cidades e infraestrutura de energia. Esperamos que os parceiros ajam”, declarou.

Zelensky finalizou pedindo “decisões fortes da Europa, Reino Unido, Canadá e outros parceiros”.

Negociações Mediadas pelos EUA

Nos próximos dias, às vésperas do quarto aniversário do conflito, os Estados Unidos devem mediar negociações entre Rússia e Ucrânia, em Genebra, para discutir o encerramento das hostilidades.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias