Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

Perdeu o Título de Eleitor? Saiba como votar em MS!

Entenda as alternativas para comprovar sua identidade e garantir seu direito ao voto sem o documento físico.

21/02/2026 às 05:49
3 min de leitura
Pessoa segura título de eleitor

Anuncie Aqui

Em Mato Grosso do Sul, mesmo sem o título de eleitor físico, você pode votar! A Justiça Eleitoral oferece alternativas para garantir seu direito ao voto.

O que fazer se perdi meu título?

Não se preocupe! A perda do título não impede o exercício do voto. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) possibilita a emissão da segunda via, que pode ser solicitada no cartório eleitoral da sua zona. Fique atento aos prazos, especialmente em anos eleitorais.

Importante: Mesmo sem a segunda via, sua inscrição eleitoral permanece ativa, desde que você esteja em dia com suas obrigações eleitorais.

Como votar sem o título físico?

A legislação eleitoral não exige a apresentação do título físico no dia da votação. O essencial é comprovar sua identidade.

Você pode utilizar um dos seguintes documentos oficiais com foto:

  • Carteira de identidade (RG)
  • Carteira de motorista (CNH)
  • Passaporte
  • Carteiras de classe (OAB, CRM, etc.)

E-Título: O aplicativo E-Título, do TSE, também é aceito como documento oficial para votar, desde que apresente sua foto (o que ocorre após o cadastro biométrico).

A evolução da identificação eleitoral

Antigamente, o título era o único meio de identificação. Hoje, com a tecnologia e o recadastramento biométrico, a identificação civil ganhou importância. O E-Título representa a modernização do processo, permitindo o acesso ao documento de forma digital.

Mantenha seus dados atualizados junto à Justiça Eleitoral e exerça seu direito ao voto, mesmo sem o título físico!

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias