Domingo, 22 de Fevereiro de 2026
Menu
INTERNACIONAL

Países Árabes Repudiam Declarações de Embaixador dos EUA em Israel

Fala de Mike Huckabee sobre 'direitos bíblicos' de Israel à região gerou forte reação no mundo árabe.

22/02/2026 às 07:20
3 min de leitura
O embaixador dos EUA em Israel, Mike Huckabee (à direita), sorri enquanto o presidente dos EUA, Donald Trump (à esquerda), se reúne com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, que não aparece na foto, no Salão Azul da Casa Branca, em Washington, DC, em 7 de julho de 2025. O primeiro-ministro Netanyahu se reunirá na segunda-feira com o presidente Trump, que expressou esperança de um "acordo esta semana" entre Israel e o Hamas que resulte na libertação de reféns da Faixa de Gaza. As negociações indiretas entre Israel e o Hamas começaram em 6 de julho em Doha, com o objetivo de intermediar um cessar-fogo e chegar a um acordo sobre a libertação de reféns em troca de prisioneiros palestinos.

Anuncie Aqui

Declarações do embaixador dos Estados Unidos em Israel, Mike Huckabee, geraram forte reação e condenação de países árabes neste sábado (21). As falas, que parecem sugerir que Israel teria direitos bíblicos sobre uma vasta faixa do Oriente Médio, foram proferidas em uma entrevista.

Huckabee, ex-ministro batista e aliado de Israel, fez as declarações no podcast do jornalista americano Tucker Carlson. Carlson questionou Huckabee sobre um versículo bíblico interpretado como se Israel tivesse direito à terra entre o rio Nilo e o Eufrates. Em resposta, Huckabee disse: “Estaria bem se ficassem com tudo isso”.

Apesar da declaração inicial, Huckabee afirmou posteriormente que Israel “não está pedindo para ficar com tudo isso” e considerou seu comentário anterior como “uma declaração hiperbólica”.

Repercussão Internacional

A Arábia Saudita classificou as palavras do embaixador como “imprudentes” e “irresponsáveis”. A Jordânia considerou a fala como “um atentado contra a soberania dos países da região”.

O Kuwait descreveu a declaração como “flagrante violação dos princípios do direito internacional”, enquanto Omã afirmou que os comentários “ameaçavam as perspectivas de paz” e a estabilidade na região.

O Ministério das Relações Exteriores do Egito reafirmou “que Israel não tem soberania sobre o território palestino ocupado nem sobre qualquer outra terra árabe”. A Autoridade Palestina afirmou que as palavras de Huckabee “contradizem a rejeição do presidente americano Donald Trump à anexação da Cisjordânia por (Israel)”.

Huckabee, após a repercussão, publicou mensagens no X (antigo Twitter) sobre outros temas da entrevista, mas não abordou especificamente seu comentário sobre o versículo bíblico.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias