Quinta-feira, 25 de Junho de 2026
Menu
ESTADO

Fiocruz MS Inaugura Nova Sede e Fortalece Parceria com Secretaria de Saúde

Estrutura em Campo Grande amplia capacidade científica e consolida quase duas décadas de cooperação estratégica para o Sistema Único de Saúde.

25/06/2026 às 15:16
3 min de leitura

Anuncie Aqui

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) inaugurou, na segunda-feira (22) em Campo Grande, sua nova Sede de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Mato Grosso do Sul. A estrutura amplia a capacidade científica da instituição no estado e consolida uma parceria de quase duas décadas com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), focada no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cooperação Essencial para o Desenvolvimento Estadual

O Secretário de Estado de Saúde, Maurício Simões, participou da cerimônia e destacou o papel estratégico da Fiocruz. Ele ressaltou a importância da instituição diante das transformações econômicas e sociais de Mato Grosso do Sul. “Não haverá crescimento sustentável sem qualidade de vida. Não haverá prosperidade econômica sem uma população saudável”, afirmou Simões.

A nova sede reforça a atuação da Fiocruz em um território considerado estratégico. Sua biodiversidade, interculturalidade e posição geográfica de fronteira demandam estudos e ações específicas. A expansão da capacidade de pesquisa beneficiará diretamente a saúde da população sul-mato-grossense e brasileira.

Histórico de Colaboração e Expansão

A coordenadora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, Jislaine de Fátima Guilhermino, lembrou o início da parceria. “A SES foi a nossa primeira casa. Desde os tempos da Escola de Saúde Pública, desenvolvemos uma parceria histórica e extremamente importante, especialmente nas áreas de educação e qualificação profissional”, enfatizou. A SES foi a primeira instituição a acolher a Fiocruz no estado, ainda nos primeiros anos de implantação da unidade.

A cooperação entre as instituições se expandiu ao longo dos anos. Hoje, ela abrange saúde digital, pesquisa, formação profissional e resposta a emergências em saúde pública. Durante a pandemia da Covid-19, a parceria entre Fiocruz, SES, municípios e diversas instituições criou uma ampla força-tarefa para o enfrentamento da emergência sanitária.

“Entregamos hoje muito mais do que um prédio. Entregamos um espaço dedicado à construção de redes de colaboração, à produção de conhecimento e ao fortalecimento do SUS”, destacou Jislaine de Fátima Guilhermino.

Ciência para Novos Desafios

Maurício Simões, representando o Governo do Estado, sublinhou o intenso processo de industrialização e atração de investimentos que Mato Grosso do Sul vive em 2026. A diversificação econômica e a instalação de grandes empreendimentos em municípios como Ribas do Rio Pardo, Inocência e Bataguassu impõem novos desafios à saúde pública. Esses cenários demandam monitoramento constante dos impactos sociais e sanitários.

“Nesse contexto, a presença da Fiocruz em Mato Grosso do Sul torna-se ainda mais estratégica”, afirmou o secretário Simões.

O presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Mário Moreira, avalia a nova sede como um símbolo de atuação. Ele destacou o modelo baseado na cooperação institucional e na integração entre ciência, inovação e desenvolvimento social. “A pandemia demonstrou que os desafios da saúde ultrapassam fronteiras nacionais. Precisamos fortalecer permanentemente o SUS, a ciência e a capacidade nacional de produção de conhecimento”, afirmou Moreira.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias