Lira fala em incoerência de Pacheco na análise de MPs e pede sessão do Congresso Nacional

Arthur Lira

Em ofício enviado ao presidente do Senado, obtido pelo site da Jovem Pan, chefe da Câmara diz que decisão sobre instalação das comissões mistas ‘tolheu o direito’ de deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), encaminhou um ofício ao presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em que fala de incoerência do colega parlamentar na análise das Medidas Provisórias e pede uma sessão conjunta no Congresso Nacional. No documento, enviada nesta sexta-feira, 24 e obtido pelo site da Jovem Pan, o deputado questiona a decisão do parlamentar – pela instalação imediata das comissões mistas de MPs – e alega que a determinação, do ponto de vista constitucional, “tolheu o direito regimental doe deputados e deputadas de contrariar a Questão de Ordem e recorrer da decisão”. “Do ponto de vista regimental, a manifestação vai de encontro ao que estabelece o art. 131 do Regimento Comum do Congresso Nacional”, diz Arthur Lira, que pondera que o procedimento correto seria decidir sobre a questão de ordem, apresentada pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) e que levou à definição de Pacheco pela instalação, em sessão conjunta das Casas.

Em outro trecho, o presidente da Câmara também questiona a adoção de tramitação distintas para as MPs apresentadas no governo anterior, que são inicialmente analisadas na Câmara, e na atual gestão, que passarão por comissão mista. “A transição de governos não é um marco temporal coerente com os fundamentos da decisão”, afirma.

*Mais informações em instantes

Fonte: Jovem Pan News

Comentários