Damares quer explicação sobre carga sigilosa trazida da Rússia pelo chanceler Sergey Lavrov

ministra damares alves. mulher branca de cabelo chanel preto, falando ao microfone, com casaco vermelho

Requerimento foi protocolado no Senado Federal e aguarda decisão da mesa diretora para ser enviado ou não ao ministro da Justiça

A viagem do Chanceler russo Sergey Lavrov ao Brasil continua dando o que falar na capital federal. Após a partida dela, uma suposta “bagagem misteriosa”, com pelo menos cinco toneladas, teria chegado a Brasília. Sem esclarecimentos, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou um requerimento para que o ministro da Justiça, Flávio Dino, explique o que há na bagagem, sob responsabilidade de qual órgão vai ficar e onde está sendo armazenada. O requerimento foi apresentado na última quarta-feira, mas ainda não saiu do Senado Federal e aguarda o entendimento da mesa diretora, se ele será enviado ao ministro Dino ou não. Damares quer uma resposta diretamente de Dino: “Esse requerimento, se chegar na mão do ministro, segundo o artigo 50 da Constituição, ele é obrigado a responder. Nem que seja uma resposta assim: ‘Não sei, não vimos, não sabemos’. Mas ele tem que dar ao Senado Federal uma resposta. Não pode ficar sem resposta”, disse Damares.

Caso o requerimento não seja enviado ao ministro, a senadora Damares deve recorrer novamente a Rodrigo Pacheco, para que ele explique por qual motivo não vai encaminhar o requerimento e por qual motivo a bagagem é tão sigilosa. A viagem de Sergey Lavrov iniciou no Palácio do Itamaraty, com uma agenda com o chanceler brasileiro, e, na sequência, se reuniu com o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Palácio da Alvorada.

*Com informações do repórter Bruno Pinheiro

Fonte: Jovem Pan News

Comentários