Kim Kataguiri alega violação ao princípio republicano e pede explicações do ministro na Câmara dos Deputados
O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) apresentou nesta segunda-feira, 13, um pedido de impeachment do ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em decorrência de uma audiência realizada no ministério com a presença de Luciane Barbosa Farias, esposa de Clemilson dos Santos Farias, conhecido como Tio Patinhas, um dos líderes do Comando Vermelho, atualmente cumprindo pena de 31 anos no presídio de Tefé. Luciane, também condenada a dez anos de prisão, responde em liberdade. O deputado Kim Kataguiri requisitou a convocação de Dino para esclarecimentos na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, além do pedido de impeachment por suposto crime de responsabilidade do ministro.
O deputado federal Sargento Gonçalves (PL-RN), membro da CFFC, exigiu a imediata saída de Flávio Dino do cargo. “A permanência do senhor Flávio Dino no comando do ministério torna-se insustentável. Os chefes das polícias federais e o responsável pela segurança pública nacional não podem manter esse tipo de relacionamento. Agora está explicado o motivo dele estar evitando as convocações”, afirmou Gonçalves. Em resposta, Dino negou participação e conhecimento prévio sobre a reunião realizada por Elias Vaz, secretário de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, com Luciane, conhecida como a Dama do Tráfico Amazonense. Ele atribuiu a repercussão do assunto a “vil politicagem” e destacou nunca ter recebido líder de facção criminosa em audiência no Ministério da Justiça.
Vaz esclareceu que recebeu, em 16 de março, Janira Rocha, ex-deputada estadual no Rio de Janeiro e vice-presidente da Comissão de Assuntos Penitenciários da Anacrim-RJ. Acompanhada por Luciane Farias, Janira abordou alegadas irregularidades no sistema penitenciário, limitando-se a falar sobre casos fora do Estado do Amazonas. O secretário repudiou qualquer associação de seu nome a atividades criminosas, reforçando sua trajetória parlamentar séria. A Jovem Pan busca a defesa de Luciane para comentários adicionais. O espaço está aberto para manifestações.
Fonte: Jovem Pan News
Comentários