Sexta-feira, Setembro 20, 2024
spot_img
InícioDESTAQUESRenan Calheiros cobra Pacheco e cogita ir ao STF por instalação da...

Renan Calheiros cobra Pacheco e cogita ir ao STF por instalação da CPI da Braskem

spot_img

O senador Renan Calheiros (MDB-AL) está pressionando o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para instaurar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a atuação da mineradora Braskem em Alagoas. A pressão vem após a Defesa Civil de Maceió declarar que a região está em risco iminente de colapso.

Em setembro, Calheiros apresentou um requerimento para investigar as ações da Braskem. Agora, os líderes partidários precisam indicar os integrantes que formarão a comissão. “O presidente Pacheco apoia a instalação e esperamos que os líderes indiquem até a próxima semana”, disse Calheiros.

Em outubro, a Braskem foi condenada pela Justiça a indenizar o estado de Alagoas pelos danos causados pela exploração de sal-gema. Os primeiros prejuízos surgiram em 2018, quando cerca de 55 mil pessoas tiveram que ser retiradas de suas casas devido ao alto risco de afundamento. Atualmente, a região está totalmente deserta.

A Defesa Civil informou que nas últimas 48 horas o solo cedeu 1 metro e continua afundando a uma taxa de 2 centímetros a cada 1 hora. Segundo o órgão, o desabamento pode acontecer a “qualquer momento”, podendo causar um efeito cascata de colapso de solo em outras regiões.

“Caso não ocorra [a instauração da CPI], pediremos ao Supremo Tribunal Federal (STF), assim como fizemos com a CPI da Covid”, afirmou Calheiros.

Comentários

spot_img

RELACIONADOS

- Advertisment -spot_img

NOS ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS

14,434SeguidoresCurtir
4,452SeguidoresSeguir
- Advertisment -spot_img