Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
DESTAQUES

STF condena mais 29 pessoas envolvidas nos atos do 8 de Janeiro

06/02/2024 às 07:39
3 min de leitura
Plenário do STF

Anuncie Aqui

As penas variam de 14 a 17 anos de prisão, além do pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos.

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou mais 29 pessoas envolvidas nos atos de vandalismo ocorridos em 8 de janeiro em Brasília, quando as sedes dos Três Poderes – Congresso Nacional, Palácio do Planalto e o prédio do próprio STF – foram invadidas e depredadas.

As penas para os condenados variam de 14 a 17 anos de prisão, além do pagamento de R$ 30 milhões por danos morais coletivos. Os réus foram acusados de diversos crimes, incluindo abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração do patrimônio tombado.

Até o momento, o STF já recebeu 1.345 denúncias relacionadas aos atos de vandalismo. Deste total, 1.113 foram suspensas para avaliação da Procuradoria-Geral da República (PGR). A previsão é que a Corte ainda julgue mais 12 pessoas envolvidas nos eventos de 8 de janeiro até a próxima sexta-feira, 9.

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias