Domingo, 15 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

Bocejos, cabeça baixa e mãos entrelaçadas; as expressões de Augusto Heleno no STF

09/06/2025 às 15:24
3 min de leitura
Interrogatórios dos réus da Ação Penal (AP) 2668

Anuncie Aqui

O general Augusto Heleno é réu no inquérito da suposta tentativa de golpe. Ele sentou na primeira fileira de cadeiras do plenário, ao lado da defesa de Anderson Torres. Diferente dos outros réus, Heleno, ex-chefe do GSI, demonstrou em vários momentos a sua insatisfação com as perguntas do ministro relator Alexandre de Moraes ao tenente-coronel Mauro Cid. Em setembro de 2023, Heleno também foi ouvido pela CPMI do 8 de janeiro e repetiu o desconforto, proferindo até palavrões.

Após a relatora questionar se ele havia mudado de ideia e reconhecia o resultado das urnas que deu vitória ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ele se virou para o advogado que o acompanha na sessão e começou a proferir palavrões. As falas, contudo, foram captadas pelo microfone da comissão.

“Ela fala as coisas que ela acha que estão na minha cabeça. Porra, é para ficar puto. Puta que o pariu — afirmou o general”, disse Heleno. Cid foi o primeiro dos oito réus a ser interrogado. Ele firmou um acordo de delação premiada com a Polícia Federal e, em depoimento, confirmou a veracidade das acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR). “Presenciei grande parte dos fatos, mas não participei deles”, afirmou o militar, que também declarou ter assinado a colaboração de forma voluntária, sem qualquer coação.

*Esse texto não reflete, necessariamente, a opinião da Jovem Pan.

Fonte: Jovem Pan News

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias