Moraes vota para condenar a 17 anos de prisão homem acusado de financiar atos de 8 de Janeiro

8 de Janeiro

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, se manifestou a favor da condenação de Pedro Luís Kurunczi, impondo uma pena de 17 anos de reclusão. Kurunczi, natural de Londrina, é acusado de financiar ações golpistas que ocorreram em 8 de janeiro. Segundo as investigações, ele teria bancado o transporte de manifestantes para Brasília, contribuindo para os tumultos.

A Procuradoria-Geral da República, Paulo Gonet, sustentou que a participação de Kurunczi foi decisiva para os eventos golpistas, uma vez que ele custeou a vinda de 153 pessoas aos protestos. A acusação enfatizou que sua atuação foi uma “contribuição ativa” para os atos que desrespeitaram a ordem democrática. “Com sua conduta, Pedro Luís Kurunczi custeou e, assim, materialmente viabilizou a participação de dezenas de pessoas nos atos de violência”, afirmou.

Por outro lado, a defesa de Kurunczi argumentou que ele “apenas frequentou o movimento de protesto instalado em frente ao Tiro de Guerra de Londrina, o qual sempre se manteve pacífico e ordeiro” e que “concordou em fazer uma tomada de preços para fretar quatro ônibus”.

O julgamento está sendo realizado em um plenário virtual do STF e está previsto para ser concluído em agosto, após o recesso do Judiciário. A decisão final sobre o caso de Kurunczi poderá ter implicações significativas para outros envolvidos nos eventos de janeiro.

Publicado por Nátaly Tenório 

*Reportagem produzida com auxílio de IA

Fonte: Jovem Pan News

Comentários