Ministro do STF esteve no estádio poucas horas após ser alvo da Lei Magnitsky; imagem de gesto obsceno repercute nas redes sociais
Horas após ser incluído em uma lista de sanções do governo dos Estados Unidos, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, foi visto na Arena Corinthians, em São Paulo, assistindo ao clássico entre o Corinthians e o Palmeiras, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil.
Torcedor assumido do Timão, Moraes foi flagrado sorrindo, acenando e, em determinado momento, fazendo um gesto obsceno com o dedo do meio como resposta a provocações de torcedores adversários. A atitude foi registrada e rapidamente se espalhou pelas redes sociais, onde passou a simbolizar mais um episódio polêmico envolvendo o ministro.
Acompanhado da esposa, ele assistiu à partida de um camarote localizado na zona leste da capital paulista. A presença do ministro no estádio coincidiu com o anúncio, pelo governo norte-americano, da aplicação da Lei Magnitsky, mecanismo que permite bloqueio de bens e restrição ao sistema financeiro dos EUA para pessoas acusadas de corrupção ou violações graves de direitos humanos.
Durante a transmissão da partida, o narrador Galvão Bueno comentou a presença do magistrado no estádio. “Ele está ali como torcedor. Tem todo o direito de estar ali como torcedor”, afirmou, referindo-se ao contexto político e à repercussão do episódio.
Apesar de receber algum apoio nas arquibancadas, o gesto de Moraes também gerou críticas. Parte da opinião pública considerou a atitude incompatível com o decoro exigido de um membro do STF. Em contrapartida, muitos torcedores fizeram piadas e memes com a imagem do ministro, usando-a principalmente para provocar rivais.
A vitória do Corinthians por 1 a 0 sobre o Palmeiras acabou reforçando a repercussão do caso. Nas redes sociais, torcedores lembraram que, assim como aconteceu na final do Campeonato Paulista deste ano, o Timão venceu em mais uma ocasião em que Moraes esteve presente no estádio.




Comentários