A JBS acaba de anunciar um investimento estratégico de US$ 150 milhões para a criação de uma plataforma multiproteínas em Omã, no coração do Oriente Médio. O projeto ambicioso tem como objetivo a produção de carne bovina, aves e cordeiro, consolidando a presença da empresa em uma região com alto potencial de crescimento.
O investimento inclui a aquisição de 80% de uma holding de alimentos em joint venture com a Oman Food Capital (OFC), o braço de investimentos em alimentos e agronegócio da Oman Investment Authority (OIA). Os recursos também serão utilizados para colocar as fábricas em plena operação.
Segundo Gilberto Tomazoni, CEO global da JBS, a iniciativa marca a expansão da companhia na região e reforça a estratégia de diversificação geográfica e de proteínas. “Estamos falando de uma região com cerca de 2 bilhões de consumidores em seu entorno, que apresenta crescimento e aumento de renda”, afirmou Tomazoni.
O novo hub irá consolidar duas unidades industriais em Omã: uma planta integrada de aves e outra focada no processamento de bovinos e ovinos. A capacidade de produção, quando em plena operação, será de aproximadamente 600 mil frangos por dia, além de cerca de 1 mil bovinos e 5 mil cordeiros diariamente, totalizando uma capacidade industrial estática estimada em mais de 300 mil toneladas por ano, considerando todas as proteínas.
A JBS espera iniciar a produção de carne bovina e ovina em aproximadamente seis meses, enquanto a operação de aves deve começar em cerca de 12 meses. A empresa também planeja estruturar uma cadeia regional de fornecimento de animais, com participação de países da África e do próprio Oriente Médio.
O projeto representa o primeiro investimento da JBS na etapa inicial da cadeia produtiva no Oriente Médio e amplia a atuação da empresa na região, onde já opera fábricas e mantém cerca de 1,6 mil colaboradores. A companhia estima que o novo hub multiproteínas gere mais de 3 mil empregos diretos nos próximos cinco anos em Omã.
Além de impulsionar o crescimento da JBS, o projeto reforça a estratégia de posicionar Omã como uma plataforma de produção halal para exportação regional, alinhada à Visão 2040 do Sultanato, e contribui para o desenvolvimento econômico local. Com essa nova operação, a JBS estará presente em 26 países, distribuídos por cinco continentes, consolidando sua presença global e sua capacidade de construir plataformas produtivas em diversos mercados.




Comentários