Rio pede mais prazo ao STF para entregar dados de operação policial

Governo solicita 20 dias extras para reunir imagens da Operação Contenção, a mais letal do país, à Polícia Federal.

Rio de Janeiro (RJ), 29/10/2025 - Dezenas de corpos são trazidos por moradores para a Praça São Lucas, na Penha, zona norte do Rio de Janeiro. Operação Contenção. Foto: Tomaz Silva /Agência Brasil

O governo do Rio de Janeiro solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a prorrogação do prazo para a entrega das câmeras corporais e imagens da Operação Contenção à Polícia Federal (PF).

A procuradoria do estado pediu um prazo adicional de 20 dias úteis para consolidar e organizar o material, permitindo que a PF realize a perícia determinada pelo ministro. A solicitação foi formalizada na última sexta-feira, 6 de outubro.

Segundo o governo, o volume de dados audiovisuais coletados durante a operação exige tempo adicional para garantir a integridade das informações. “A determinação de envio de todas as câmeras e/ou imagens capturadas durante a Operação Contenção envolve elevado volume de dados audiovisuais, provenientes de diferentes órgãos estaduais, o que demanda procedimentos técnicos de consolidação, organização e verificação da integridade das informações”, justificou o governo.

Moraes havia estabelecido um prazo de 15 dias para a entrega do material, com o objetivo de que a PF apresentasse os laudos periciais. A Operação Contenção, realizada em outubro do ano passado contra o Comando Vermelho, resultou na morte de 122 pessoas, incluindo cinco policiais.

A decisão do ministro está inserida no contexto da ADPF das Favelas (ADPF nº 635), que busca reduzir a letalidade policial em comunidades do Rio de Janeiro.

Comentários