Mendonça assume investigação sobre fraudes do Banco Master após afastamento de Toffoli
Ministro do STF se reúne com a PF para detalhar próximos passos em caso de desvios de R$17 bilhões.
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), reuniu-se nesta sexta-feira (13) com a Polícia Federal (PF) para aprofundar o conhecimento sobre as investigações envolvendo o Banco Master.
O encontro, com duração de aproximadamente duas horas, serviu para alinhar os próximos procedimentos investigativos. Mendonça agora assume a relatoria do caso, anteriormente sob a responsabilidade de Dias Toffoli.
Entenda a Mudança na Relatoria
A saída de Toffoli da relatoria ocorreu após a informação de que seu nome foi mencionado em mensagens encontradas no celular de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. O aparelho foi apreendido em operação da PF.
Mendonça também é relator do inquérito que investiga descontos indevidos em benefícios de aposentados e pensionistas do INSS.
Operação Compliance Zero
Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro e outros acusados foram alvos da Operação Compliance Zero, que apura a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra pelo Banco de Brasília (BRB).
As investigações apontam que as fraudes podem alcançar a cifra de R$ 17 bilhões.
Fonte: Jovem Pan News / Agência Brasil
Mariana Costa
Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.
Ver mais matérias
Comentários