Sábado, 14 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

PGR pede arquivamento de inquérito contra Carla Zambelli por falta de provas

Procurador-geral Paulo Gonet alega que promessas da ex-deputada de influenciar instituições ficaram apenas no discurso.

14/02/2026 às 12:29
3 min de leitura
STF: condenação de Zambelli por perseguição armada é definitiva
Publicidade 930x100

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou o arquivamento do inquérito que investigava a ex-deputada federal Carla Zambelli por suposta coação e obstrução de investigação. A decisão foi encaminhada ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na quinta-feira (12).

A investigação apurava se Zambelli, após deixar o Brasil no ano passado, teria tentado articular sanções contra o país, seguindo o exemplo de Eduardo Bolsonaro e Paulo Figueiredo. No entanto, para Gonet, as ações da ex-deputada não se concretizaram.

“Embora Carla Zambelli Salgado de Oliveira tenha insinuado, em diversas entrevistas e publicações em redes sociais, o plano de convencer autoridades europeias a influenciarem as instituições brasileiras, as diligências investigativas não apontaram efetiva materialização da conduta delitiva”, escreveu o procurador no documento.

Prisão na Itália

O pedido de arquivamento também considerou o fato de Zambelli estar presa em Roma, com o pedido de extradição em julgamento na Itália. “O cumprimento da prisão da ex-parlamentar, associado às demais evidências colhidas, reforça o esvaziamento do potencial delitivo das ações da investigada”, argumenta o documento.

A Polícia Federal (PF) já havia se manifestado contra o inquérito em setembro do ano passado, alegando que Zambelli não tomou medidas efetivas para coagir a Corte. Segundo o relatório da PF, “o comportamento de Carla Zambelli, salvo melhor juízo, não ultrapassou o campo da retórica, inexistindo prova de efetivo êxito na adoção de expedientes, contatos, articulações ou providências aptas a comprometer o regular andamento de ação penal”.

Extradição em julgamento

A Corte de Apelação de Roma encerrou a fase de audiência no julgamento sobre a extradição de Carla Zambelli. O tribunal deve se reunir para deliberar uma sentença nos próximos dias. A ex-deputada está presa desde 29 de julho na Itália, país de onde possui passaporte, após ser condenada à prisão pelo STF por invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2023.

Com informações da Agência Brasil

Comentários

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60