Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

PF investiga quebra de sigilo de familiares de ministros do STF em três estados

Operação da PF mira irregularidades envolvendo dados de parentes de ministros do Supremo Tribunal Federal.

17/02/2026 às 09:20
3 min de leitura
Alexandre de Moraes

Anuncie Aqui

A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta terça-feira (17), uma operação com o cumprimento de quatro mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia. O objetivo é investigar a quebra irregular de sigilo de familiares de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF).

Os mandados foram expedidos após determinação do STF e representação da Procuradoria-Geral da República (PGR). Além das buscas, a Justiça determinou medidas cautelares para os investigados.

As medidas incluem o uso de tornozeleira eletrônica, o afastamento da função pública, o cancelamento de passaportes e a proibição de deixar o país. A identidade dos alvos não foi divulgada.

Posicionamento da Receita Federal

Após a operação, a Receita Federal se manifestou por meio de nota, afirmando que não tolera desvios de conduta. O órgão informou que já existe um procedimento investigatório em andamento, em parceria com a Polícia Federal, com base em informações da própria Receita.

A Receita também destacou que os desvios já identificados foram comunicados preliminarmente ao ministro Alexandre de Moraes. “Os sistemas da Receita Federal são totalmente rastreáveis, de modo que qualquer desvio é detectável, auditável e punível, inclusive na esfera criminal”, diz a nota.

Em janeiro, o ministro Alexandre de Moraes abriu um inquérito para apurar se a Receita Federal e o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) realizaram quebras irregulares de sigilo fiscal de ministros do STF e seus familiares.

Um contrato envolvendo a esposa de Moraes, Viviane Barci de Moraes, e o Banco Master também tem sido alvo de questionamentos. O escritório de Viviane receberia R$ 3,6 milhões mensais por serviços de representação, totalizando R$ 129 milhões até 2027, caso o contrato fosse cumprido integralmente.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Mariana Costa

Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.

Ver mais matérias