Terça-feira, 17 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

STF investiga vazamento de dados fiscais de familiares de ministros; servidores afastados

Operação da PF mira servidores da Receita cedidos a outros órgãos por suposta violação de sigilo fiscal.

17/02/2026 às 15:49
3 min de leitura
Sede da Receita Federal

Anuncie Aqui

Servidores da Receita Federal cedidos a outros órgãos foram alvo de uma operação da Polícia Federal nesta terça-feira (17), por ordem do Supremo Tribunal Federal (STF). A investigação apura o vazamento de dados fiscais de parentes de ministros da Corte.

O STF informou que foram identificados “diversos e múltiplos acessos ilícitos” aos sistemas da Receita Federal, resultando no vazamento de informações sigilosas. Embora os nomes das vítimas não tenham sido oficialmente divulgados, apurações indicam que uma delas seria a esposa do ministro Alexandre de Moraes e outro, o filho de outro ministro do Supremo.

Nomes dos investigados divulgados

O STF divulgou os nomes dos servidores investigados: Luiz Antônio Martins Nunes (Serpro), Luciano Pery Santos Nascimento (técnico do Seguro Social), Ruth Machado dos Santos (técnica do Seguro Social) e Ricardo Mansano de Moraes (auditor da Receita Federal).

Os quatro servidores foram afastados de suas funções e tiveram seus sigilos bancário, fiscal e telemático quebrados por ordem do ministro Alexandre de Moraes. Além disso, estão proibidos de sair das cidades onde residem, obrigados ao recolhimento domiciliar noturno e nos finais de semana, tiveram seus passaportes retidos e estão impedidos de deixar o país e de ingressar nas dependências do Serpro e da Receita Federal.

A operação, cumprida pela Polícia Federal, incluiu mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, após representação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Em nota, a Receita Federal reconheceu os acessos indevidos e afirmou que as investigações estão em andamento, ressaltando que não tolera desvios, especialmente relacionados ao sigilo fiscal.

A Receita Federal garante que seus sistemas são totalmente rastreáveis, permitindo a identificação de acessos indevidos e a responsabilização dos envolvidos.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias