Quinta-feira, 19 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

Derrite Mantido como Relator do PL Antifacção na Câmara

Apesar de rumores de substituição, Hugo Motta confirma Derrite na relatoria do projeto que visa endurecer penas contra o crime organizado.

19/02/2026 às 23:19
3 min de leitura
Derrite

Anuncie Aqui

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, confirmou o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) como relator do projeto Antifacção, mesmo diante de especulações sobre uma possível troca.

“Assumo com muita responsabilidade a relatoria do PL Antifacção na Câmara dos Deputados mais uma vez”, declarou Derrite em suas redes sociais. Ele também se comprometeu a entregar “um texto técnico, consistente e alinhado com as melhores práticas internacionais para enfrentar o crime organizado de forma estruturada”.

Entenda o PL Antifacção

O projeto, enviado pelo governo federal em outubro de 2025, já passou pela Câmara e retornou para análise devido a alterações feitas no Senado. O texto aprovado pelos senadores em dezembro endurece as penas para organizações criminosas, cria novas fontes de financiamento para o combate ao crime e fortalece ações contra a lavagem de dinheiro.

Houve rejeição, no Senado, de uma proposta do Partido Liberal (PL) que visava equiparar algumas ações de facções criminosas a crimes de terrorismo.

Pressões e Expectativas

Segundo a Jovem Pan News, o governo desejava a substituição de Derrite, alegando que o deputado teria modificado a proposta original, dificultando o diálogo entre Executivo e Legislativo. Chegou-se a cogitar a retirada da urgência constitucional do projeto.

Apesar disso, Derrite foi mantido. Uma das medidas que ele deve implementar é o endurecimento de penas e o uso de taxação das bets para o combate ao crime organizado. Derrite teria visto com bons olhos a criação dessa taxa e não pretende fazer alterações nesse sentido.

Aliados de Derrite afirmam que não haverá “flexibilização e nem regressão” do que já foi feito na Câmara, mas que alguns pontos novos, como o financiamento da segurança pública, serão mantidos.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Mariana Costa

Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.

Ver mais matérias