Derrite Mantido como Relator do PL Antifacção na Câmara
Apesar de rumores de substituição, Hugo Motta confirma Derrite na relatoria do projeto que visa endurecer penas contra o crime organizado.
Anuncie Aqui
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, confirmou o deputado Guilherme Derrite (PP-SP) como relator do projeto Antifacção, mesmo diante de especulações sobre uma possível troca.
“Assumo com muita responsabilidade a relatoria do PL Antifacção na Câmara dos Deputados mais uma vez”, declarou Derrite em suas redes sociais. Ele também se comprometeu a entregar “um texto técnico, consistente e alinhado com as melhores práticas internacionais para enfrentar o crime organizado de forma estruturada”.
Entenda o PL Antifacção
O projeto, enviado pelo governo federal em outubro de 2025, já passou pela Câmara e retornou para análise devido a alterações feitas no Senado. O texto aprovado pelos senadores em dezembro endurece as penas para organizações criminosas, cria novas fontes de financiamento para o combate ao crime e fortalece ações contra a lavagem de dinheiro.
Houve rejeição, no Senado, de uma proposta do Partido Liberal (PL) que visava equiparar algumas ações de facções criminosas a crimes de terrorismo.
Pressões e Expectativas
Segundo a Jovem Pan News, o governo desejava a substituição de Derrite, alegando que o deputado teria modificado a proposta original, dificultando o diálogo entre Executivo e Legislativo. Chegou-se a cogitar a retirada da urgência constitucional do projeto.
Apesar disso, Derrite foi mantido. Uma das medidas que ele deve implementar é o endurecimento de penas e o uso de taxação das bets para o combate ao crime organizado. Derrite teria visto com bons olhos a criação dessa taxa e não pretende fazer alterações nesse sentido.
Aliados de Derrite afirmam que não haverá “flexibilização e nem regressão” do que já foi feito na Câmara, mas que alguns pontos novos, como o financiamento da segurança pública, serão mantidos.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Mariana Costa
Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.
Ver mais matérias
Comentários