STF Libera Dono do Banco Master de Depor em Comissões do Senado
Decisão de André Mendonça desobriga Daniel Vorcaro de comparecer à CPMI do INSS e CAE. Segurança foi alegada.
Anuncie Aqui
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu nesta quinta-feira (19) que o banqueiro Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, não é obrigado a comparecer aos depoimentos agendados para a próxima semana em duas comissões do Senado Federal.
Os depoimentos estavam previstos para a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS e na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), agendados para a próxima segunda-feira (23) e terça-feira (24), respectivamente.
Para o ministro Mendonça, a presença de Vorcaro nas audiências é facultativa, considerando que ele figura como investigado no processo que apura supostas fraudes no Banco Master. O ministro é o relator do caso no STF.
Na mesma decisão, o ministro negou o pedido da defesa de Vorcaro para utilizar um jatinho particular para se deslocar até Brasília, caso o banqueiro optasse por comparecer aos depoimentos. A defesa alegou preocupações com a segurança de Vorcaro.
Relembre o Caso
Em novembro de 2025, Daniel Vorcaro e outros acusados foram alvo da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal (PF). A operação investiga a concessão de créditos falsos pelo Banco Master, incluindo a tentativa de compra da instituição pelo Banco Regional de Brasília (BRB).
As investigações preliminares apontam que as fraudes podem alcançar a cifra de R$ 17 bilhões.
Com informações da Agência Brasil e Jovem Pan News
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Mariana Costa
Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.
Ver mais matérias
Comentários