Sexta-feira, 20 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

STF Acolhe Denúncia e Eduardo Bolsonaro se Torna Réu em Ação Penal

Ex-deputado é acusado de obstrução à Justiça e coação; ministros do STF votaram pelo recebimento da denúncia da PGR.

20/02/2026 às 12:19
3 min de leitura
Eduardo Bolsonaro

Anuncie Aqui

O Supremo Tribunal Federal (STF) formalizou a abertura de ação penal contra o ex-deputado Eduardo Bolsonaro (PL) nesta quinta-feira (19). Ele responderá pelos crimes de obstrução à Justiça e coação.

A decisão foi tomada após o recebimento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). Com isso, o ex-parlamentar passa a ser réu no processo.

Ministros Alexandre de Moraes (relator do caso), Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia votaram favoravelmente ao recebimento da acusação.

Entenda a Denúncia

Em setembro, Eduardo Bolsonaro foi denunciado pela PGR no inquérito que investiga sua atuação junto ao governo dos Estados Unidos. A acusação envolve a suposta promoção de medidas como o aumento de tarifas sobre exportações brasileiras e a suspensão de vistos de ministros do governo federal e do STF.

O caso de Eduardo Bolsonaro já vinha sendo acompanhado de perto, inclusive com a cassação de seu mandato pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados devido a faltas.

O ex-deputado se ausentou de um terço das sessões deliberativas da Câmara dos Deputados, conforme previsto na Constituição.

Em março, Eduardo Bolsonaro viajou aos Estados Unidos e solicitou licença do mandato parlamentar. Apesar de a licença ter terminado em 21 de julho, ele não retornou ao Brasil e acumulou um número significativo de faltas não justificadas nas sessões plenárias.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias