Sábado, 21 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

Câmara prioriza votação do acordo Mercosul-UE na próxima semana

Após indefinições com os EUA, Brasil busca previsibilidade no comércio internacional, diz presidente da Câmara.

21/02/2026 às 13:49
3 min de leitura
Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

Anuncie Aqui

A Câmara dos Deputados dará prioridade à votação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia na próxima semana. A afirmação foi feita neste sábado (21) pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), através de sua conta no X (antigo Twitter).

Segundo Motta, a decisão visa garantir previsibilidade nas relações comerciais internacionais, especialmente diante das incertezas relacionadas à imposição de tarifas por parte dos Estados Unidos.

Marcos Pereira será o relator

O deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente do partido de Motta, foi designado como relator da proposta. Pereira já atuou como Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e participou da construção do acordo.

O governo federal enviou o acordo ao Congresso no início de fevereiro, necessitando da aprovação do Legislativo. Na última semana, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) apresentou um relatório sobre o acordo aos líderes e a Hugo Motta.

Próximos Passos

A previsão é que o texto seja votado na representação brasileira do Parlamento no Mercosul (Parlasul) na terça-feira (24), às 10h. Em seguida, será levado ao plenário sob a relatoria de Marcos Pereira, na forma de um projeto de decreto legislativo.

Outros projetos na pauta

Além do acordo Mercosul-UE, a Câmara também deve priorizar na próxima semana o projeto de lei com medidas de combate às facções criminosas e a proposta de desoneração de data centers (programa Redata).

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Fernando Bastos

Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.

Ver mais matérias