Câmara prioriza votação do acordo Mercosul-UE na próxima semana
Após indefinições com os EUA, Brasil busca previsibilidade no comércio internacional, diz presidente da Câmara.
Anuncie Aqui
A Câmara dos Deputados dará prioridade à votação do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia na próxima semana. A afirmação foi feita neste sábado (21) pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), através de sua conta no X (antigo Twitter).
Segundo Motta, a decisão visa garantir previsibilidade nas relações comerciais internacionais, especialmente diante das incertezas relacionadas à imposição de tarifas por parte dos Estados Unidos.
Marcos Pereira será o relator
O deputado Marcos Pereira (Republicanos-SP), presidente do partido de Motta, foi designado como relator da proposta. Pereira já atuou como Ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços e participou da construção do acordo.
O governo federal enviou o acordo ao Congresso no início de fevereiro, necessitando da aprovação do Legislativo. Na última semana, o deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) apresentou um relatório sobre o acordo aos líderes e a Hugo Motta.
Próximos Passos
A previsão é que o texto seja votado na representação brasileira do Parlamento no Mercosul (Parlasul) na terça-feira (24), às 10h. Em seguida, será levado ao plenário sob a relatoria de Marcos Pereira, na forma de um projeto de decreto legislativo.
Outros projetos na pauta
Além do acordo Mercosul-UE, a Câmara também deve priorizar na próxima semana o projeto de lei com medidas de combate às facções criminosas e a proposta de desoneração de data centers (programa Redata).
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários