Lula Entrega Acelerador Linear Moderno para Tratamento de Câncer em São Paulo
Novo equipamento no Hospital Santa Marcelina visa aumentar atendimentos e reduzir tempo de espera; Presidente destaca acesso à saúde para o povo trabalhador.
Anuncie Aqui
O Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou de cerimônia de entrega de um acelerador linear de radioterapia nesta terça-feira, 23 de junho de 2026, no Hospital Santa Marcelina, zona leste de São Paulo. O aparelho representa uma das opções mais modernas para tratamento de pacientes com câncer, prometendo expandir significativamente a capacidade de atendimento da unidade.
Este acelerador linear integra um pacote de 105 equipamentos contratados nos últimos três anos e distribuídos para todos os estados brasileiros. A chegada do novo equipamento ao Hospital Santa Marcelina estima um aumento de 30% nos atendimentos, complementando os três aceleradores de modelos mais antigos já em operação. A expectativa é reduzir o tempo de início do tratamento de 45 para 10 dias.
Acesso à Saúde e Declarações do Presidente
Em seu discurso, o Presidente Lula ressaltou a importância do acesso à saúde de qualidade para a população. “O que está acontecendo hoje é um sonho que acalentamos há muito tempo, que o povo trabalhador tivesse acesso as coisas que todo mundo tem. A máquina que farão radioterapia aqui na zona leste é mais moderna do que aquela que eu fiz minhas 15 sessões em Brasília, que terminei agora pouco”, afirmou o presidente.
Lula também mencionou outras iniciativas governamentais focadas no atendimento à população, como o programa “Aqui Tem Mais Especialistas”. Este programa oferece atendimento local em vans e carretas, levando especialistas e serviços odontológicos gratuitos para perto das comunidades. “O que a gente quer fazer de verdade é dar ao povo brasileiro o respeito que ele tem de ter”, completou o presidente, reforçando o compromisso com a saúde pública, um tema recorrente em sua agenda, como visto em recentes declarações sobre a prioridade do governo para os mais necessitados. A presença do presidente em São Paulo também reflete sua atuação em pautas estratégicas, como a discussão do futuro político em São Paulo.
Investimentos e Expansão Nacional
O Hospital Santa Marcelina firmou novos convênios com o Ministério da Saúde, garantindo o recebimento de R$ 166,7 milhões. Estes recursos serão direcionados principalmente ao atendimento de pacientes em tratamento de câncer. Na mesma ocasião, o HSM recebeu a certificação como Hospital de Ensino Nível 1, um reconhecimento de seu papel destacado em pesquisa e na formação de profissionais de saúde.
O evento também marcou a entrega simultânea de aceleradores em Fortaleza (CE) e Sinop (MT), em condições similares. Além disso, o governo assinou a compra de 20 tomógrafos para hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS).
O Hospital Santo Antônio, em Sinop (MT), integrará a estratégia nacional de descentralização da radioterapia. Esta medida visa reduzir vazios assistenciais, diminuir o deslocamento de pacientes para grandes centros e ampliar o acesso aos tratamentos. Localizado na região norte do estado, o hospital se consolidou como polo regional de saúde, com destaque para o atendimento recente ao cacique Raoni.
Em Fortaleza (CE), o equipamento será destinado ao Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba. Esta instituição já é referência estadual em diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos do câncer.
Desde 2023, o governo contratou 155 aceleradores lineares. A previsão é entregar 70 equipamentos até o final de 2026, com 44 unidades já inauguradas.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
André Vilela
Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.
Ver mais matérias
Comentários