Mato Grosso do Sul Qualifica Segurança do Paciente na Atenção Primária
SES reúne 79 municípios para fortalecer cultura de segurança e padronizar processos de saúde em MS.
Anuncie Aqui
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul promoveu uma oficina de qualificação para representantes dos 79 municípios do estado. O evento, realizado na terça-feira (24) de junho de 2026, focou no avanço da segurança do paciente na Atenção Primária à Saúde (APS). A iniciativa buscou fortalecer a cultura de segurança, padronizar processos e estruturar núcleos municipais.
A oficina “Qualificação Operacional na Segurança do Paciente” foi organizada pela SES, através do Núcleo Estadual de Gestão Estratégica em Segurança do Paciente (NEGESP), da Vigilância Sanitária Estadual e da Escola de Saúde Pública Dr. Jorge David Nasser. O encontro ocorreu na Escola de Saúde Pública, em Campo Grande.
Os participantes discutiram temas como cultura de segurança, gestão de riscos, análise de incidentes, ferramentas da qualidade e a utilização do sistema Notivisa. O objetivo central foi apoiar a implantação dos Núcleos Municipais e dos Times de Segurança do Paciente nas unidades básicas de saúde de todo o estado.
Estruturação dos Núcleos
Eduarda Tebet, coordenadora do NEGESP, explicou a proposta de consolidar uma rede estadual de segurança do paciente. “Estamos trabalhando para implantar um Núcleo de Segurança do Paciente em cada secretaria municipal e também em cada unidade básica de saúde do Estado. Para isso, reunimos representantes de todos os municípios para estruturar esses núcleos e fortalecer essa cultura em Mato Grosso do Sul”, afirmou.
Segundo Tebet, a segurança do paciente exige processos de trabalho bem definidos e ainda precisa ser ampliada no país. “Os protocolos precisam ser semelhantes em todo o Estado, respeitando as particularidades de cada serviço. O objetivo é que todos tenham a mesma compreensão sobre segurança do paciente e trabalhem de forma integrada”, destacou.
Fortalecimento da Cultura de Segurança
Elaine Cristina Faria, Analista da Qualidade Sênior e facilitadora da oficina, ressaltou a importância da Política Nacional de Qualidade e Segurança do Paciente. “Já trabalhamos esse tema há muitos anos, mas ele ainda é relativamente novo na Atenção Primária. Por isso, estamos fortalecendo a cultura de segurança para qualificar os processos e promover uma prática assistencial cada vez mais segura”, explicou.
Faria complementou que a capacitação contribui para aprimorar os serviços. “O objetivo é reduzir falhas nos processos de saúde, qualificar a assistência e proporcionar mais segurança aos usuários”, completou. Mato Grosso do Sul tem investido em diversas frentes para aprimorar a saúde pública, como a inauguração da nova sede da Fiocruz MS, que fortalece a parceria com a Secretaria de Saúde.
Apoio aos Municípios
Para profissionais de municípios de pequeno porte, a qualificação representa uma oportunidade crucial. Diego Arantes, enfermeiro de Pedro Gomes, enfatizou o direcionamento técnico. “Para municípios pequenos, onde a segurança do paciente ainda está em processo de implantação na Atenção Primária, esse treinamento é fundamental. Ele nos dá um norte e apresenta ferramentas e sistemas que poderão ser aplicados na nossa realidade”, avaliou. O estado de MS demonstra um compromisso contínuo com a inovação e o desenvolvimento, evidenciado por iniciativas como a celebração da excelência científica pela Fundect e a década de liderança na educação inclusiva para autistas.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Mariana Costa
Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.
Ver mais matérias
Comentários