Sexta-feira, 26 de Junho de 2026
Menu
ESTADO

Bioparque Pantanal Inicia 4ª Edição do Clube de Ciências com Estudantes de MS

Programa foca em pesquisa, inovação e sustentabilidade, fortalecendo o papel da instituição como centro de conhecimento.

26/06/2026 às 13:57
3 min de leitura

Anuncie Aqui

O Bioparque Pantanal lançou a quarta edição de seu Clube de Ciências. O programa reúne estudantes e professores de diversas instituições de ensino de Mato Grosso do Sul em uma jornada de pesquisa, inovação e produção científica.

Os participantes irão elaborar produtos científicos ao longo deste semestre de 2026. Os temas abordados incluem sustentabilidade ambiental, questões sociais, práticas educacionais inovadoras, desenvolvimento e inovação.

Dezesseis projetos já iniciaram seu desenvolvimento. Eles seguem um calendário de encontros semanais com a orientação de profissionais do maior aquário de água doce do mundo.

Novas Modalidades Ampliam Acesso e Integração

Nesta edição, o Clube de Ciências introduziu três novas modalidades de ingresso: “Continuidade de projetos ou novas propostas de escolas parceiras”, “Participação em projetos institucionais” e “Ingresso Regular”.

A ampliação das modalidades busca fortalecer a integração entre escolas, pesquisadores e o Bioparque Pantanal. Ela também incentiva a permanência e o aprofundamento de pesquisas já iniciadas.

Maria Fernanda Balestieri, diretora-geral do Bioparque Pantanal, destacou o papel da instituição como um espaço de produção de conhecimento. “O projeto mostra que o empreendimento vai muito além de um espaço de visitação, somos um grande centro de pesquisa e conhecimento. O início das atividades representa uma oportunidade única de promover a participação ativa dos jovens no universo científico, despertando a vocação pela ciência”.

Durante as atividades do Clube, os estudantes vivenciam a prática científica. Eles transformam ideias em conhecimento e aproximam-se do universo da ciência. Iniciativas como esta reforçam o compromisso do estado com a educação de qualidade em Mato Grosso do Sul.

Sabrina Dias Ferreira, estudante da Escola Estadual José Serafim Ribeiro, de Jaraguari, expressou seu entusiasmo com a continuidade de sua pesquisa. “No ano passado, nós produzimos sabonetes e cremes corporais utilizando a farinha e a casca do jatobá. Neste ano o foco está sendo pesquisar a importância do fruto e seu contexto histórico na cidade”.

Bruno Lima, um dos coordenadores do Clube de Ciências, enfatizou o impacto do programa na formação dos estudantes. “O trabalho vem para fazer a revolução intelectual nesses estudantes, fazer eles terem pensamento crítico e questionamentos, e também, trabalhar a popularização da ciência de uma forma divertida”. A valorização de jovens autores e a produção estudantil é um pilar fundamental para o desenvolvimento intelectual no estado.

Os projetos selecionados estão disponíveis para consulta no link: https://bioparquepantanal.ms.gov.br/wp-content/uploads/2026/05/Resultado-Clube-de-Ciencias-2026.pdf

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias