Lula não tem pressa para indicar próximos membros do STF e PGR
Nesta segunda-feira, 25, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que está em um processo cuidadoso para a escolha dos futuros membros do STF (Supremo Tribunal Federal) e da PGR (Procuradoria-Geral da República). Essas declarações ocorrem em um momento de transição, com a saída do procurador-geral Augusto Aras na terça, 26, e a iminente aposentadoria compulsória da ministra Rosa Weber, que completará 75 anos em 2 de outubro. Lula destacou que, quando tomar a decisão, anunciará a escolha da pessoa certa para ocupar os cargos, mas enfatizou que não tem pressa.
Enquanto aguarda a decisão, Lula está recebendo conselhos e avaliando possíveis candidatos. Questionado se indicará uma mulher para a vaga de Weber, o presidente negou que gênero e cor da pele serão critérios. Ele assegurou que o critério de escolha será baseado na capacidade de atender aos interesses e expectativas do Brasil, além de respeitar a sociedade brasileira e atuar de maneira independente da imprensa.
Augusto Aras, que deixa o cargo de procurador-geral, será substituído interinamente pela subprocuradora-geral Elizeta Maria de Paiva Ramos até que Lula confirme a indicação do próximo chefe do Ministério Público Federal. A ministra Rosa Weber, atual presidente do Supremo, também se aposentará em 2 de outubro, marcando o início do processo de indicação dos novos membros.
Fonte: Jovem Pan News
Comentários