Quarta-feira, 18 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

Ministro do STJ Marco Buzzi recebe alta após internação e afastamento por denúncias

Afastado cautelarmente após acusações de importunação sexual, ministro estava internado em Brasília.

18/02/2026 às 13:49
3 min de leitura
Ministro Marco Buzzi - Foto: Arquivo/Sérgio Amaral/STJ

Anuncie Aqui

O ministro Marco Buzzi, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), recebeu alta do hospital DF Star, em Brasília, na sexta-feira (13), onde estava internado por problemas de saúde. Ele permanece afastado de suas funções judiciais desde 10 de fevereiro, após decisão unânime do pleno da Corte.

O afastamento cautelar ocorreu em meio a denúncias de importunação sexual. Uma jovem de 18 anos, filha de amigos do ministro, relatou investidas durante um banho de mar em Balneário Camboriú (SC). Uma segunda denúncia, sob sigilo, também foi recebida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Restrições Durante o Afastamento

Durante o período de afastamento, Buzzi está impedido de acessar o tribunal, utilizar veículo oficial ou exercer prerrogativas do cargo. No entanto, ele continua recebendo seu subsídio mensal.

Em carta aos colegas, o ministro negou as acusações e lamentou a “dor, angústia e exposição” causadas a ele e à sua família.

Trajetória do Ministro

Natural de Timbó (SC), Marco Aurélio Gastaldi Buzzi nasceu em 4 de fevereiro de 1958. Graduou-se em Direito em 1980 e ingressou na magistratura em 1982. Em 2002, foi promovido a desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. A ex-presidente Dilma Rousseff o indicou ao STJ em 2011.

Em nota, o ministro afirmou que as acusações não correspondem aos fatos e repudiou qualquer ilação de conduta imprópria.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

Mariana Costa

Redatora especializada em cidadania e políticas públicas. No MS Digital News, dedica-se a apurar histórias que impactam diretamente a vida do sul-mato-grossense, com compromisso ético e transparência. Acredita no jornalismo como ferramenta de transformação social.

Ver mais matérias