Quinta-feira, 25 de Junho de 2026
Menu
INTERNACIONAL

Venezuela Declara Estado de Emergência Nacional Após Terremotos Devastadores

La Guaira é declarada zona de desastre enquanto balanço de vítimas sobe para 164 mortos e 971 feridos na Grande Caracas.

25/06/2026 às 08:37
3 min de leitura
Terremoto na Venezuela deixa 164 mortos e quase mil feridos em pior sismo desde 1900

Anuncie Aqui

O governo interino da Venezuela declarou, nesta quinta-feira (25), estado de emergência nacional e classificou o estado de La Guaira como “zona de desastre” após uma série de fortes terremotos que abalaram o país na quarta-feira (24). O balanço atualizado de vítimas aponta para pelo menos 164 mortos e 971 feridos, conforme informado pela presidente interina Delcy Rodríguez.

Os dois principais tremores, um de magnitude 7.2 e outro de 7.5 – o mais potente registrado na Venezuela desde 1900 – provocaram o desabamento de dezenas de edifícios, cortes generalizados de energia elétrica e pânico massivo. La Guaira, a cerca de 40 minutos da capital Caracas, foi a região mais atingida, com cenas de destruição e moradores passando a noite nas ruas em busca de sobreviventes.

A presidente interina Rodríguez confirmou o contato com o coordenador da ONU no país, anunciando que equipes de socorristas especializados estão a caminho para reforçar as operações de resgate. Internamente, o governo está redirecionando equipes de outros estados para concentrar esforços em La Guaira e na Grande Caracas, onde a população se mobiliza para auxiliar nos trabalhos em meio aos escombros.

A tragédia é palpável nas ruas. Larry Rojas, de 49 anos, relatou à AFP a angústia diante de um prédio desabado onde sua família estava presa: “Não temos nada, agora não temos nada, nem sequer força, nem coragem para entrar ali, imagina”. Yilsmaris Blanco, moradora de La Guaira de 39 anos, descreveu a experiência como “terrível”, agradecendo por estar viva, mas lamentando por “pessoas que estão sofrendo com seus familiares soterrados”.

O primeiro abalo sísmico, de 7.2 graus, ocorreu às 18h04 (horário local) de quarta-feira, com epicentro a 21 km a oeste de Morón. Quase um minuto depois, o segundo tremor, de 7.5 graus, foi registrado a poucos quilômetros de distância. Os terremotos foram tão intensos que foram sentidos até na Colômbia, onde sirenes de alerta foram acionadas. Ao todo, 30 tremores secundários foram registrados até o momento.

Comentários

Anuncie Aqui

Alcance milhares de leitores

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias