Jaques Wagner deixa liderança do governo no Senado sob pressão de investigação da PF
Parlamentar do PT-BA anunciou saída em redes sociais após reunião com Presidente Lula, citando necessidade de focar na defesa e nas campanhas eleitorais de 2026, em meio à Operação Compliance Zero.
Anuncie Aqui
O senador Jaques Wagner (PT-BA) confirmou nesta quarta-feira (24) sua saída da liderança do governo no Senado Federal, em um movimento que ocorre sob intensa pressão da Operação Compliance Zero da Polícia Federal. A investigação, que mira um esquema de irregularidades envolvendo o Banco Master no que ficou conhecido como Caso Master, teve o parlamentar como um dos alvos de busca e apreensão.
O anúncio foi feito por meio de suas redes sociais, poucas horas após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). “Acabei de ter uma ótima reunião com o Presidente Lula, uma conversa entre amigos, e decidimos, em comum acordo, que me afastarei da liderança do Governo no Senado Federal”, escreveu Wagner. Ele complementou que sua “prioridade absoluta é provar minha inocência e me dedicar à reeleição do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues, além da minha reeleição junto com Rui Costa para o Senado”.
A 9ª fase da Operação Compliance Zero foi deflagrada pela Polícia Federal no último dia 18 de junho, focando na suposta participação de agentes públicos em um intrincado esquema de irregularidades financeiras. Entre os alvos de busca e apreensão estava o então líder do governo Lula no Senado.
Durante o cumprimento dos mandados, agentes da PF encontraram US$ 49 mil em um quarto de hotel em Brasília com ligação ao parlamentar. O montante em espécie supera o limite de US$ 20 mil estipulado pelo ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do caso na Suprema Corte, para ser recolhido. A investigação também se estende a Augusto Lima, dono do Banco Pleno e ex-sócio de Daniel Vorcaro na Bahia, apontado como o responsável por implementar um sistema de crédito consignado para servidores públicos na Bahia durante a gestão de Wagner como governador, sistema este que posteriormente foi levado ao Banco Master e formou o principal ativo financeiro da instituição, o Credcesta.
Com uma trajetória política marcante, Jaques Wagner, nascido em 1951, iniciou sua vida pública como ativista estudantil e sindicalista. Após mudar-se para a Bahia em 1974, tornou-se um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT) em 1980. Sua carreira política inclui mandatos como deputado federal, governador da Bahia e, atualmente, senador, cargo para o qual busca a reeleição em 2026.
Anuncie Aqui
Alcance milhares de leitores
Fernando Bastos
Jornalista com mais de 15 anos de experiência na cobertura política e econômica de Mato Grosso do Sul. Especialista em administração pública e bastidores do poder. No MS Digital News, coordena a equipe de reportagem e assina as principais análises sobre o desenvolvimento do estado.
Ver mais matérias
Comentários