Sexta-feira, 13 de Fevereiro de 2026
Menu
POLÍTICA

Fim da jornada 6×1 divide opiniões no Congresso; votação prevista para maio

Proposta do fim da jornada de trabalho 6x1 gera debate acalorado entre parlamentares. PL evita posicionamento oficial, enquanto base governista demonstra apoio. Votação pode ocorrer em maio.

12/02/2026 às 23:00
3 min de leitura
Brasília (DF), 06/02/2026 –Foto feita em 03/02/2026 - Discussão e votação de propostas legislativas. Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados
Publicidade 930x100

A proposta que visa o fim da jornada de trabalho no modelo 6×1, encaminhada pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), acirrou os ânimos no Congresso Nacional.

O PL ainda não definiu sua posição e orientou seus deputados a não se manifestarem publicamente. Contudo, alguns parlamentares já expressaram discordância. O deputado federal Coronel Tadeu (PL-SP) criticou a medida, afirmando: “Na prática, é mais um projeto que não cria riqueza. Pior do que isso, distribui prejuízo. Descanso sem emprego não é dignidade, é desemprego”.

Já na base governista, o apoio é quase unânime. A deputada federal Erika Kokay (PT-DF) defende a mudança: “Acabar com a jornada 6×1 é a defesa da vida”. A deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) também reforçou o apoio: “A jornada 6×1 sobrecarrega, adoece e tira direitos. Trabalhar não pode significar exaustão”.

A polarização no Congresso pode levar a uma indefinição, com o resultado dependendo de parlamentares não alinhados ao PT ou ao PL. No União Brasil, há divergências. O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) se opõe ao texto atual. “Não existe solução fácil, não existe mágica. Para a escala funcionar, a gente precisa cortar gastos inúteis, principalmente com parlamentares, juízes e promotores. Essa PEC até pode ser aprovada, pela covardia dos parlamentares em ano eleitoral. Mas ela não vai gerar efeito”, declarou.

Segundo Motta, a votação do projeto está prevista para maio deste ano.

Comentários

Imagem do avatar

André Vilela

Formado em Comunicação Social, atua no jornalismo digital com foco na agilidade e precisão da informação. Cobre o cotidiano das cidades sul-mato-grossenses, trazendo os fatos assim que eles acontecem. Apaixonado por tecnologia e novas mídias.

Ver mais matérias
Publicidade 470x60