Fim da Escala 6×1 em Debate: Proposta Avança no Congresso

Hugo Motta, presidente da Câmara, defende PEC que visa mudar jornada de trabalho considerada exaustiva. CCJ vai analisar admissibilidade da proposta.

Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

A Câmara dos Deputados colocou em pauta o debate sobre o fim da escala de trabalho 6×1. O presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou que o Brasil está pronto para discutir o tema e já encaminhou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para análise.

Motta defende a mudança, alegando que o modelo atual é excessivamente desgastante para os trabalhadores. “Vamos começar esta grande caminhada agora porque o Brasil precisa, porque o povo merece, porque é o certo a fazer”, afirmou o presidente.

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) vai analisar duas PECs apensadas: a PEC 8/25, da deputada Erika Hilton (Psol-SP), e a PEC 221/19, do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG). A CCJ avaliará a admissibilidade constitucional dos textos. Se aprovadas, as propostas seguem para uma comissão especial.

O objetivo, segundo Motta, é garantir mais qualidade de vida à população. Ele defende soluções que permitam ao trabalhador “dispor de mais tempo, mais dignidade” em um modelo econômico que respeite o ser humano e seu tempo livre.

Comentários